Submissão de trabalhos


 

MODALIDADES

· Comunicação oral

· Simpósio

 

1. COMUNICAÇÃO ORAL 

 

1.1 O trabalho deverá ser submetido pelo primeiro(a) autor(a), que será responsável por sua apresentação e deverá efetuar o cadastro para submissão. No site do ENPEC, o sistema de pagamento das inscrições somente será liberado após a divulgação dos resultados. O(A) autor(a) que tiver seu trabalho aprovado deverá fazer o pagamento da inscrição; essa ação tornará o trabalho apto a apresentação no evento.
1.2 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o trabalho, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que esteja com a inscrição paga.
1.3 Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito(a) só poderá submeter um trabalho como primeiro/a autor/a.
1.4 Não há limite para participação como coautor(a).
1.5 O autor(a) e todos os coautores/as devem realizar o cadastro para que o trabalho seja submetido pelo(a) primeiro/a autor(a) (reforçamos que o cadastro é obrigatório a todas as pessoas autoras e coautoras; o pagamento da inscrição será realizado somente após aprovação do trabalho, sendo obrigatório para o(a) autor(a) principal e, também, para os coautores que irão participar do evento). O(A) autor(a) somente conseguirá vincular os coautores ao trabalho após o cadastro dos mesmos.
1.6 Após a submissão do trabalho, não será possível em hipótese alguma alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes da coautoria, título do trabalho, resumo e demais informações do cadastro.
1.7 No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload de dois arquivos em formato pdf:

a) artigo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às cegas;

- Download do template

b) artigo com identificação, conforme template disponibilizado, pois caso o trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a versão final e não poderá ser substituída

1.8 Cada trabalho poderá ter no máximo 07 (sete) co-autores/as, além do(a) autor(a).
1.9 O pagamento da taxa de inscrição só será feito após a confirmação do aceite do trabalho. Os coautores que não forem participar do evento não precisarão pagar a taxa de inscrição.
1.10 A extensão dos trabalhos é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 páginas, de acordo com o template a ser disponibilizado e não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB. Os textos não devem conter autocitações ou referências que permitam identificar sua autoria. Os trabalhos poderão ser submetidos e apresentados em português, espanhol ou inglês. Os trabalhos devem ser submetidos em PDF.
 

 

2. SIMPÓSIOS

 

2.1 Os Simpósios são fruto de demanda da comunidade acadêmica na qual grupos de pesquisas consolidados de diferentes instituições, nacionais e internacionais, propõem debates vinculados às linhas temáticas do evento atendendo os seguintes critérios

2.2 As propostas dos simpósios devem contar como:

● Um/a coordenador/a que será responsável pela submissão da proposta e com quem a comissão organizadora manterá contato.

● Submissão de até 4 trabalhos completos originais

● Grupo composto de 3 a 4 autores com trabalhos distintos

● O grupo deve ser composto de pelo menos 3 instituições distintas 

● Além dos trabalhos completos o/a coordenador/a deverá encaminhar um resumo geral do simpósio demonstrando a interação entre os diferentes trabalhos.  

● Download do template

 

2.3 As sessões de simpósio terão duração de 2 horas nas quais estão incluídas:

● Apresentação pelo/a coordenador/a da temática do simpósio e dos trabalhos que o compõem

● Apresentação de cada trabalho (sugere-se aproximadamente 20 minutos para cada trabalho)

● Debate (sugere-se aproximadamente 30 minutos).

 

OBSERVAÇÕES

● Ficará a cargo do/a coordenador/a a organização e distribuição do tempo de apresentação dos trabalhos e o estímulo ao debate entre plateia e autores/as.

 

● Caso algum dos trabalhos que compõem o simpósio seja recusado e o número mínimo (3) de comunicações e de diferentes instituições não seja atingido, os trabalhos aceitos serão alocados em sessões de comunicação oral, preferencialmente naquelas adequadas à linha temática escolhida.

 

3. Natureza dos trabalhos

 

3.1 Os trabalhos a serem apresentados devem ser inéditos e de pesquisa em Educação em Ciências, de acordo com um dos seguintes tipos:

a) Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

b) Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação em Ciências.

3.2 Não serão aceitos projetos de pesquisa, relatos de experiência ou reapresentação de trabalho.

 


4. Avaliação de Trabalhos

 

4.1 Cada trabalho será avaliado às cegas por dois pareceristas . Havendo discordância entre os dois pareceres, o trabalho será enviado para uma terceira avaliação.

4.2 A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará:

a) aceito sem ressalvas - o trabalho será aceito em sua forma original;
b) aceito com ressalvas – o(a) autor(a) deverá providenciar as correções solicitadas pelos avaliadores;
c) recusado – o(a) autor(a) do trabalho recusado poderá solicitar o recurso da avaliação, em data definida no cronograma. Caso se mantenha a recomendação, o trabalho não será apresentado no evento

4.3 Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

 

4.3.1 objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura - Clareza na descrição da área de interesse do texto; Adequação à linha temática na qual o trabalho foi submetido; Questões de pesquisa devidamente formuladas, evidenciando-se  relevância o problema teórico abordado; Adequação da fundamentação teórica; Atualidade e abrangência da revisão de literatura;

4.3.2 metodologias - Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção e análise dos dados.

4.3.3 análises dos dados - Coerência entre análise e fundamentação teórica.

4.3.4 conclusões e implicações - Relação clara entre os argumentos, resultados, objetivos e apresentação da contribuição da pesquisa para a área de Educação em Ciências.

4.3.5 referências - Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho, com uso correto das normas atualizadas da ABNT.

IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.


Área do participante