Linhas Temáticas

 

 

DESCRITORES

1. ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO CIENTÍFICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: Políticas e práticas relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a Educação em Ciências; Debates sociocientíficos no Ensino de Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e desenvolvimento tecnológico e socioambiental. Alfabetização/Letramento científico e tecnológico. 

 

2. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE: Políticas e práticas de Educação em Ciências para a promoção da Saúde; Práticas de saúde popular e comunitária e educação em Ciências; Educação em ciências para promoção da saúde; experiências e ações de Educação em Ciências e saúde em defesa do SUS.

 

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: Análise de programas, políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências; Desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

 

4. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, INCLUSÃO E DIFERENÇA: Políticas e práticas de Educação em ciências para inclusão de pessoas com deficiência; interseccionalidade de gêneros, grupos étnicos e socialmente subalternizados. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, direitos humanos e outros.

 

5. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, CULTURA, ARTE E TECNOLOGIAS: Abordagem das relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciência; análise de práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.

 

6. HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Políticas e práticas de inclusão de HFS da ciência na Educação em Ciências considerações epistemológicas sobre produção e recepção de conhecimento científico e sua relação com a Educação em Ciências.

 

7. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: História, políticas e práticas de divulgação e popularização da ciência e suas relações com a educação em Ciências; Relações entre comunicação e Educação em Ciências; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências. 

 

8. POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Políticas que impactam práticas curriculares, a comunicação da Ciência, a avaliação e o uso de livros didáticos; análise de propostas curriculares para a Educação em Ciências; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências.

 

9. LINGUAGEM E DISCURSO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Diferentes perspectivas teórico-metodológicas de análise do discurso aplicadas aos estudos de aspectos cognitivos, históricos e sociais da educação em ciências; teorias da linguagem e suas interfaces com o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos; estudos sobre argumentação e interações discursivas e narrativas; representações, cognição, leitura e escrita na Educação em Ciências.

 

10. PRODUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: Estudos sobre desenho, planejamento, implementação e avaliação de processos e produtos didáticos para o ensino-aprendizagem baseadas em diferentes perspectivas para educação em Ciências (ensino por investigação, modelização, resolução de problemas, entre outros  

 

11.  EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E CONTEXTOS DIGITAIS: Estudos centrados no uso de recursos digitais e ambientes virtuais para a educação científica. Análise dos usos da Internet para difusão de negacionismos científicos, fake News. A inteligência artificial na educação em ciências.

 

 

Área do participante