Mostra de Materiais Educativos


CHAMADA PARA A II MOSTRA DE MATERIAIS EDUCATIVOS DO ENPEC

A Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências torna pública a Chamada para seleção de Materiais que comporão a II Mostra de Materiais Educativos do ENPEC que acontecerá no período de 04 a 08 de agosto de 2025, das 9h às 18h no Mirante do Rio.


  1. INFORMAÇÕES GERAIS

 1.1 A II Mostra de Materiais Educativos do ENPEC tem o objetivo de valorizar, divulgar e dar visibilidade para as produções didático pedagógicas relacionadas às linhas de pesquisas do evento, especialmente, as vinculadas a projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos no âmbito dos estágios supervisionados, programas de iniciação à docência, mestrados e doutorados na área de Educação/ Ensino de Ciências.

1.2 Nesta chamada consideramos como produções didático pedagógicas os materiais e/ou produtos educativos desenvolvidos a partir de uma base teórico-epistemológica e que tenham potencial para utilização em sala de aula ou outros espaços de ensino. Por exemplo: sequência didática, aplicativo, jogo didático, vídeo, conjunto de videoaulas, equipamento, atividades experimentais, tutoriais, coleção de experimentos, dentre outros.

1.3 A II Mostra de Materiais Educativos do ENPEC ocorrerá no período de 04 a 08 de agosto de 2025, das 9h às 18h no Mirante do Rio.

1.4 Cada proponente poderá realizar apenas uma submissão como primeiro autor. Em caso de aprovação da proposta o(a) proponente é o(a) responsável por sua apresentação. 

1.5 O proponente já deverá estar devidamente cadastrado na plataforma do ENPEC para submissão de proposta.

1.6 A Comissão Organizadora do evento providenciará uma mesa para exposição do material, cadeiras, além de tomadas e painel para banner (se for necessário). Para apresentação dos vídeos, disponibilizaremos computador, datashow e caixa de som.

1.7 É de responsabilidade do(a) autor(a) providenciar equipamentos ou materiais necessários à exposição, que não estejam listados no item anterior.

1.8 O(a) autor(a) poderá solicitar na proposta equipamentos e/ou materiais de apoio à exposição. Porém, o fornecimento está condicionado à disponibilidade da Comissão Organizadora. O(a) autor(a) será informado(a) sobre a disponibilidade de materiais solicitados na divulgação do resultado de seleção.

1.9 O evento não custeará deslocamento, estadia, alimentação ou qualquer outra despesa para os proponentes dos materiais selecionados.


  1. SUBMISSÃO

2.1 A submissão ocorrerá no período de 16 de abril a 12 de maio de 2025 por meio de formulário específico (anexo 1) a ser enviado para os endereços de e-mail de cada regional. 

  1. a) Trabalhos da região Norte: norte@gmail.com
  2. b) Trabalhos da região Nordeste: nordeste@gmail.com
  3. c) Trabalhos da região Centro-Oeste: centro.oeste@gmail.com
  4. d) Trabalhos da região Sudeste: sudeste@gmail.com
  5. e) Trabalhos da região Sul: sul@gmail.com

OBS: Não serão aceitas as propostas enviadas para qualquer outro contato de e-mail do evento ou da comissão organizadora. 

2.2 O resultado da seleção dos materiais educacionais será publicado até dia 31 de maio de 2025, na página do evento.

2.3 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o material, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que seja sócio da ABRAPEC, e esteja, devidamente, inscrito no evento. 

2.4 Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito(a) só poderá submeter uma proposta. 

2.5 No formulário de inscrição, em anexo, o(a) autor(a) deve identificar o tipo de Material Educacional que será submetido, seus objetivos, e um breve resumo de até 500 palavras descrevendo o material e sua utilização (modelo em anexo).

2.6 O texto do Resumo deverá conter no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras; Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, margens 2,5; O título do trabalho deverá estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito; O nome completo do(s) autor(es) deverá aparecer abaixo do título, com as informações sobre formação, instituição e e-mail em nota de rodapé; A Linha Temática do material deverá ser indicada após o resumo. O resumo deverá conter obrigatoriamente os objetivos, descrição e a utilização do material educacional

2.7 O arquivo deverá ser enviado no formato PDF para os endereços de e-mail descritos no item 2.1 deste documento. O nome do arquivo deverá ser o nome do primeiro autor seguido da palavra resumo e do formato do trabalho. Exemplo: fulanodetal-resumo-video.pdf; fulanodetal-resumo-cartilha.pdf

2.8 Para submissão de cartilhas, roteiros, sequências didáticas (ou similares) é necessário enviar o arquivo do material didático em PDF. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte maneira: o nome do primeiro autor seguido do formato do trabalho. Exemplo: fulanodetal-video.pdf; fulanodetal-cartilha.pdf

2.9 Para a submissão de vídeos, além do resumo, o arquivo do vídeo deverá ser enviado. O nome do arquivo de vídeo deverá ser nome do primeiro autor seguido da palavra vídeo.

Exemplo: fulanodetal-video 

Para inscrição de vídeos o(s) autor(es) deverão observar o que segue:

  1. O vídeo deverá estar em formato DV – extensão MP4;
  2. Para cada vídeo deverá ser produzido além do Resumo (item 2.6), uma sinopse explicativa com as seguintes informações: Nome dos responsáveis pela direção, duração do vídeo; produção, edição, orientação e caracterização do equipamento utilizado e o link para acesso ao vídeo;
  3. O vídeo deverá conter como crédito, obrigatoriamente, as seguintes informações: Direção do vídeo; Produção do vídeo; Edição do vídeo; Autor (es) do vídeo; Orientador (es) do vídeo; Agradecimentos (se houver) pelo apoio na produção do vídeo.
  4. É OBRIGATÓRIO o envio da Declaração de Autoria Própria da Obra (modelo em anexo);
  5. O(s) autor(es) deverá providenciar a Autorização de Uso de Imagem, caso seu vídeo contenha menores de idade, pessoas e locais privados e instituições públicas. As autorizações deverão ser enviadas como anexo no resumo; 
  6. No dia da apresentação o (a) autor(a) deverá levar, obrigatoriamente, o arquivo do vídeo EM FORMATO FULL HD, em um pendrive para entregar ao monitor que na ocasião coordenará as atividades na sua sala; 
  7. Os vídeos serão apresentados em horário a ser divulgado na programação do evento.

2.10 Após a submissão, não será possível em hipótese alguma alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes dos coautores e as informações cadastradas.

2.11 Cada submissão poderá ter no máximo 04 (quatro) coautores, além do(a) autor(a).

2.12 O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito após a confirmação da aprovação da proposta para compor a II Mostra de Materiais Educativos do ENPEC. Os coautores que não forem participar do evento não precisarão pagar a taxa de inscrição.


  1. SELEÇÃO 

3.1. A seleção será feita por uma Comissão de Avaliação específica para cada regional. 

3.2. Será pré-requisito para submissão do material educacional, que ele esteja disponível em algum repositório, site ou plataforma para acesso da comissão científica e o link deverá ser indicado na formulário de submissão. Caso a Comissão de Avaliação não consiga acesso pelo link disponibilizado, a proposta será desclassificada.




Comissão Organizadora do XIV ENPEC




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