Normas para apresentação de trabalho
O e-poster deve ser feito a partir do modelo proposto, seguindo os tamanhos de letra e normas para título, autoria e instituição. Os títulos (introdução, metodologia, etc) bem como posição de fotos e tabelas são apenas sugestivos e os autores podem atribuir outros nomes e posições aos títulos citados.

Clique aqui para baixar o modelo do e-poster.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DA VERSÃO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS OU APROVADOS COM CORREÇÃO

1. Dá uma guaribada no texto, e vê se ele atende às normas que estão lá na aba TRABALHOS no site do ENEBIO e se ele atende às alterações solicitadas (quando houver) no parecer de aprovação. Não vai dar uma de leso!! Não pode fazer alteração significativa no texto depois da avaliação, se não vira outro trabalho, né?

2. Inclui o(s) nome(s) do(s) autor(es) na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), alinhados à direita, seguido(s) da instituição do(s) autor(es) e fonte de financiamento (se houver), como no exemplo abaixo:

 

Exemplo:

O ENSINO DE BIOLOGIA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Maria Eduarda Santos (UFPA – Bolsista PIBID/CAPES)

Ana Maria Silva (IEMCI - UFPA)

3. Atenção: os autores e coautores deverão ser os mesmos da ocasião da submissão. Caso haja alguma alteração desta natureza, há o risco de não aceitação do trabalho;

4. Quando o status do teu trabalho aparecer como "aprovado" ou “correção”, tu deverás submeter novamente o arquivo, agora como versão final, de acordo com esta circular. Note que todos aqueles que tiverem o status de “correção” deverão fazer a submissão da versão final do trabalho, procurando seguir as recomendações dos avaliadores caso julgue pertinente. Lembrando, todos os trabalhos que tiverem o status de “aprovado” deverão fazer a submissão da versão final do trabalho, mesmo aqueles em que o parecer não indique nenhuma solicitação de alteração;

5. Anexa o arquivo em formato Word (.DOC), clicando em “Escolher arquivo”.

6. Depois de anexar o arquivo, sai do sistema e entra novamente pra conferir se o arquivo foi devidamente anexado. Faz um print!!! Caso não o encontre, repete a operação. Se o problema persistir, entre em contato com a Organização do evento por e-mail (secretariaenebio@gmail.com). Isto garantirá que teu trabalho será incluído na programação e na publicação referente ao Evento.

 

Belém, 27 março de 2018

 

Coordenação Geral do VII ENEBIO/I EREBIO- Norte





SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O que a vida tem a ensinar para o ensino de Biologia?” Com um tema abrangente desses vamos diversificar os formatos de apresentação de trabalhos para abraçar o que de mais de criativo e singular que acontece no Ensino de Biologia.

As regras são bem simples: primeiro o autor deve escolher entre as categorias Relato de Pesquisa, Relato de Experiência e Produção de Material Didático para escrever seu trabalho naqueles moldes acadêmicos que conhecemos. Feito isso é preciso selecionar um dos cinco formatos de apresentação: Vídeo, Fotografia, Instalação, E-pôster e Exposição Didática (exclusivo para Produção de Material Didático).

A ideia é que os autores utilizem outras ferramentas e possibilidades para expor seus relatos dentro dos cinco formatos sugeridos. Os três primeiros formatos de apresentação funcionarão como em uma exposição. Os vídeos serão curtas metragens exibidos como em sessões de cinema. Olha que legal! E como nos moldes dos grandes festivais, além da exibição dos vídeos, os autores da obra terão seus minutos para explicações e dúvidas.

As fotografias estarão expostas como nas galerias em vernissages. Os pesquisadores-professores-fotógrafos, durante o tempo destinado para a exposição, estarão bem ao lado para um bate e papo e dúvidas sobre os relatos.

As instalações podem ser compostas de diferentes artefatos (vídeos, imagens, aparelhos de sons com fone de ouvido) para possibilitar aquela sensação de vivência. A ideia de uma instalação é de que a gente se sinta submerso no conteúdo do relato de pesquisa, ou experiência.

Os materiais didáticos deverão estar expostos na materialidade e sua exposição girará em torno do manual de uso, público-alvo, objetivos, possibilidades e conteúdos. O pôster é nosso velho amigo, mas desta vez ele virá em formato digitalizado, facilitando nossas vidas.

Dá uma olhada nas regras de submissão e apresentação detalhadas.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. O trabalho a ser enviado para avaliação do comitê científico deve pertencer a um dos eixos temáticos do evento. Os trabalhos devem ser inéditos. Nâo serão aceitas reapresentações de trabalhos.

2. Só serão aceitos trabalhos completos, compostos de: título, resumo, palavras-chave, texto e referências. O arquivo completo deve ter entre 8 e 12 páginas, em formato doc. 3. Cada autor poderá apresentar até 02 trabalhos como autor principal e não há limites de coautoria. ATENÇÃO: É obrigatório que o autor esteja inscrito no encontro.

4. Cada trabalho poderá conter no máximo 04 coautores. Todos os co-autores deverão ser informados no ato da submissão e deverão estar cadastrados na plataforma.

5. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das três modalidades a seguir:

a) Relato de Pesquisa (RP): a pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, mas o texto do trabalho deve obrigatoriamente incluir: o tema de investigação, sua justificativa, fundamentação teórica utilizada, objetivos, metodologia utilizada, resultados, análises dos dados e conclusões. Projetos de pesquisa não serão aceitos.

b) Relato de Experiência (RE): os textos dos relatos de experiência docente devem conter a descrição, reflexão teórica acerca de uma experiência docente relacionada a um ou mais eixos temáticos do evento. O texto deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter como fruto a produção de um material didático.

c) Produção de Materiais Didáticos (MD): apresentação de um material (concreto) produzido com fins educativos, podendo ou não já ter sido aplicado. Deverá apresentar os limites e potencialidades da sua utilização. A apresentação será, exclusivamente, na forma de exposição didática. Trabalhos desta categoria deverão seguir as mesmas regras de formatação das demais categorias.

 

5. Para as modalidades RP e RE, os trabalhos terão quatro (04) formatos possíveis para apresentação:

a) E- Pôster: Um e-pôster é um painel eletrônico mostrado através de telas inteligentes, disponíveis no local do evento. Este modo de apresentação substitui o formato tradicional de papel/lona. Deve seguir um padrão comum, conforme template fornecido pelo evento. O arquivo deverá ter um único slide, com a estrutura e o conteúdo exigido no template. O tamanho máximo permitido no arquivo é de 2 MB. Caso o trabalho seja aceito, a apresentação deverá ser enviada à organização do evento no período a ser estabelecido no site do encontro no formato MS-PowerPoint (*.ppt e *.pptx). Não são permitidas animações, sons, nem transições. Os e-pôsters estarão continuamente expostos nas telas inteligentes, disponíveis no local, durante todo o evento. As apresentações serão disponibilizadas em sequência, sendo que cada apresentação terá uma ordem de aparição. Também serão disponibilizados salas e horários específicos para cada apresentação.

b) Vídeo: Deverá ser encaminhado como Anexo do trabalho escrito. O vídeo deverá ter duração de 3 a 5 minutos. O material poderá ser produzido com celular ou câmera digital. O vídeo deverá estar em formato de compressão H264 para Vimeo ou Youtube. O vídeo deverá conter como créditos, obrigatoriamente, as seguintes informações: Direção do vídeo; Produção do vídeo; Edição do vídeo. Para cada vídeo deverá ser produzida uma Sinopse que deverá conter duração e as seguintes informações: nome dos responsáveis pela direção, produção, edição, orientação e caracterização do equipamento utilizado. Neste caso teremos datashow para apresentação do trabalho.

 

c) Fotografia: Poderão ser enviadas até cinco (5) fotografias como Anexo do trabalho escrito, pertencente a uma das duas categorias de inscrição. As fotografias poderão ser coloridas ou preto e branco e os arquivos digitais deverão estar em formato JPEG, em resolução 1024 x 768 (tamanho máximo 10MB). Para apresentação, os participantes terão disponível um espaço de 120 cm x 90 cm para exposição das fotos impressas individualmente.

 

d) Instalação: A proposta de instalação deverá ser encaminhada em forma de Sinopse como Anexo do trabalho escrito, pertencente a uma das duas categorias de inscrição. A sinopse deverá informar os seguintes itens: nome dos responsáveis pela produção e orientação, espaço necessário para a apresentação, equipamentos, estrutura e montagem, e recursos materiais e humanos necessários, além da logística para a viabilização da instalação. Neste caso forneceremos datashow para apresentação do trabalho, porém se forem necessários recursos auxiliares para a apresentação como: computador, caixa de som/fone de ouvido, extensões, adaptadores entre outros, estes recursos deverão ser postos à disposição pelos autores do trabalho.

 

6. Para a modalidade MD, os trabalhos terão, exclusivamente, um (01) formato de apresentação:

Exposição Didática: Os autores dessa modalidade de trabalho deverão levar o material didático (objeto concreto confeccionado) a ser exposto. A exposição será realizada em mesas, sendo disponibilizado o espaço mínimo de 1m x 1m para cada expositor. Caso o material a ser exposto necessite de maiores dimensões do que as estipuladas, os autores deverão informar tal necessidade no momento de envio do trabalho, estando sujeito à avaliação da equipe de infraestrutura responsável pela distribuição dos espaços para essa modalidade de trabalho. Se forem necessários recursos auxiliares para a exposição como: computador, caixa de som/fone de ouvido, extensões, adaptadores entre outros, estes recursos deverão ser postos à disposição pelos autores do trabalho. É exigido que pelo menos um dos autores permaneça durante todo o tempo previsto para a exposição, o qual deverá dialogar com o público em geral, apresentando o material didático confeccionado e esclarecendo possíveis dúvidas.

 

 

ATENÇÃO

a) A aprovação dos trabalhos no formato de fotografia, instalação e exposição didática ficará sujeita à disponibilidade de espaço, além da infraestrutura necessária para a apresentação dos trabalhos. No caso do trabalho ser aprovado, mas não ser possível providenciar as condições necessárias para sua apresentação, a comissão indicará a apresentação no formato e- pôster.

b) A organização do evento não se responsabilizará por fornecer materiais/espaços que estejam fora daqueles já citados nas normas.

c) Para os trabalhos que optarem por Apresentação nos formatos Vídeo e Fotografia é OBRIGATÓRIO o envio da Declaração de Autoria Própria da Obra. O autor deverá providenciar a Autorização de uso de imagem, caso contenha imagens de pessoas, locais privados e instituições públicas. As autorizações deverão ser enviadas juntamente com o trabalho escrito. Para inscrição de trabalhos nesta modalidade deverão ser postados na plataforma os seguintes documentos: Trabalho completo; Declaração de Autoria Própria da obra; autorização do uso da imagem.

d) Os certificados de apresentação serão enviados por email. Os nomes dos autores e coautores aparecerão no certificado, da forma em que foram digitados na plataforma de submissão.

 

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

1. O resumo do trabalho deve ter o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 800 caracteres com espaço.

2. O texto completo, com título, resumo, palavras-chave, texto e referências deve ter entre 8 e 12 páginas. Deve ser editado em letra Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, margens 2,5cm. Este arquivo deverá ser anexado ao sistema no formato doc. Somente arquivos em doc. sem senha poderão ser anexados. O sistema criará automaticamente um código para identificação do trabalho pela comissão organizadora.

3. O título do trabalho (no resumo e no texto completo) deve estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito. O(s) nome(s) do(s) autor(es) NÃO deve(m) aparecer nesta primeira versão do trabalho. Após o resultado da avaliação novo arquivo deverá ser anexado ao sistema conforme as orientações para formatação da versão final do trabalho.

4. As referências bibliográficas devem conter somente os trabalhos explicitamente citados no texto. Tanto a relação de referências bibliográficas como as citações no texto deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT.

5. Os trabalhos podem ser redigidos em português ou em espanhol e as páginas não devem ser numeradas.

 



VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento INDEV - Sistemas web-based