Simpósios Temáticos e Minicursos

Simpósios temáticos


Os Simpósios Temáticos serão no período da tarde, das 14h30 às 18h, os ouvintes poderão circular entre os STS de acordo com os seus interesses.

O ensalamento e ordem de apresentações serão divulgados posteriormente.

ST-1. RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES
Coordenação:  Dra. Solange Ramos de Andrade (DHI-PPH/UEM)
Dra. Vanda Serafim (DHI-PPH/UEM)
Me. Flávio Guadagnnuci Palamin (DHI-PPH/UEM)
Me. Daniel Lula Costa (PPGH/UFSC).
Ementa:  O ST objetiva analisar das diversas manifestações religiosas, buscando refletir acerca de suas relações com os discursos que as compõem e dos processos nos quais os diversos grupos religiosos produzem e/ou reproduzem seus discursos e normalizam suas práticas em diferentes espaços - religiosos ou não. Nesse sentindo, o ST preza pelo diálogo transdisciplinar com o intuito de contemplar os diversos enfoques que se lançam sobre os discursos e/ou práticas religiosas, não apenas da religião e seus desdobramentos, mas da experiência religiosa como construção de conhecimento enquanto a religião se apresenta como ordem do mundo.

ST-2. A IDADE MÉDIA EM DEBATE
Coordenação:  Dr. Jaime Estevão dos Reis
Me. Lucio Carlos Ferrarese
Mestrandos Luiz Augusto Oliveira Ribeiro
Jeferson Silva Ribeiro.
Ementa:  O objetivo deste Simpósio Temático é reunir pesquisadores que trabalham com temas relativos à Idade Média. Busca-se, deste modo, estabelecer uma reflexão sobre as diversas possibilidades de pesquisa referentes ao Medievo, a partir do estudo das fontes e do diálogo historiográfico. Os avanços que essa área do conhecimento histórico tem alcançado no âmbito das universidades brasileiras nas últimas décadas, justificam a realização de um Simpósio Temático que visa o entendimento da Idade Média por meio da análise de suas fontes.

ST-3. POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (BRASIL: SÉCULOS XX E XXI)
Coordenação:  Dr.Angelo Priori (DHI/PPH-UEM)
Me. Leandro Brunelo (DHI-UEM)
Me. Zeus Moreno Romero (PPH/UEM)
Me. Ederson Fernando Milan dos Santos (PPH/UEM).
Ementa:  O presente Simpósio Temático tem como proposta estimular o debate sobre História Política e os Movimentos Sociais brasileiros nos séculos XX e XXI, procurando traçar um panorama das principais tendências teóricas e de pesquisa. Ao longo do século XX e início do século XXI, tanto a História Política como os Movimentos Sociais passaram por grandes transformações, sobretudo a partir dos anos 1960. Assim sendo, este Simpósio Temático tem como objetivo oferecer um espaço de diálogo sobre estas áreas de pesquisa, privilegiando trabalhos que apresentem: a) pesquisas recentes e/ou inovadoras sobre Política e Movimentos Sociais, com enfoque no Brasil contemporâneo; b) reflexões teóricas e metodológicas sobre a área de pesquisa em questão; e c) tentativas de reflexão e de diálogo sobre as divergências e/ou convergências de temas, objetos e problemas de pesquisa.

ST-4. ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA.
Coordenação:  Dr. José Henrique Rollo Gonçalves
Dr. José Francisco dos Santos
Ms. Carlos Eduardo Rodrigues.
Ementa:  O objetivo desse ST é acolher discussões teóricas e relatos de investigações empíricas concernentes à África ou ao ensino de questões africanas nas escolas e nas universidades. Neste sentido, o ST pretende ser o mais abrangente e plural possível, quer no tocante aos temas, quer em termos de posturas teórico-metodológicas.

ST-5. INTELECTUAIS, CULTURA E POLÍTICA NAS AMÉRICAS
Coordenação:  Dra. Natally Vieira Dias
Ementa:  As relações entre a produção intelectual e os âmbitos cultural e político, pensadas a partir de diversas abordagens historiográficas, se constitui cada vez mais em um profícuo campo dos estudos sobre os países de nosso continente. A proposta deste simpósio é congregar trabalhos que abordem a temática em suas mais diversas manifestações ao longo da história, envolvendo tanto estudos de caso a respeito de um único contexto nacional, quanto análises das relações tecidas entre intelectuais de diversas sociedades latino-americanas, bem como entre os Estados Unidos e a América Latina. Pretende-se que este seja também um espaço aberto ao intercâmbio e diálogo entre as distintas perspectivas teóricas que se debruçam sobre o tema, tais como a História Intelectual, a História dos Intelectuais e a História das Ideias, entre outras.

ST-6. RITOS, SABERES E PATRIMÔNIOS CULTURAIS
Coordenação:  Dra Sanda de Cássia Araújo Pelegrini
Me. João Paulo Pacheco Rodrigues
Ementa:  Este simpósio tem por objetivo ampliar o debate sobre as relações entre história, memória e patrimônio cultural. Ritos, saberes e diversas manifestações culturais podem ser pensados como representações de grupos e comunidades na construção de identidades e narrativas locais, temática na qual os estudos da História Cultural (micro-história, história oral, história regional, memória) vem se dedicando nas ultima décadas.

ST – 7. DE CEUTA A TIMOR: EDUCAÇÃO, CULTURA E RELIGIOSIDADE NO IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉC. XV – XIX)
Coordenação:  Prof. Dr. Sezinando Luiz Menezes
Me. Felipe A. F. Borges (Doutorando - PPH/UEM)
Me. Saulo Henrique Justiniano Silva (PPH/UEM)
Ementa:  Os estudos sobre Império Português têm assumido novas características nas últimas décadas, suscitando pesquisas, publicações acadêmicas e sendo responsável por uma parcela significativa do mercado editorial brasileiro. Neste sentido, este simpósio temático pretende congregar diferentes pesquisadores e pesquisas, além de fomentar a multiplicidade de leituras e interpretações sobre o tema em questão. Os proponentes são pesquisadores da área e membros do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP/UEM).

ST – 8. VESTIR E ENFEITAR AS NARRATIVAS DA HISTÓRIA
Coordenação:  Drª Ivana Guilherme Simili (PPH/UEM)
Me. Patrícia Harger (PPH/UEM)
Me. Paula Linke (USP)
Mestranda Débora Pinguello Morgado (PPH/UEM),
Ementa:  O Simpósio tem por objetivo aglutinar pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento com recortes temáticos e temporais que pensem os usos dos objetos de vestir, enfeitar e decorar o corpo, os espaços e as aparências como narrativas históricas. Os diálogos interdisciplinares e as incursões em assuntos relativos à etnia, aos gêneros, ao design, às idades, às peles nas relações e práticas sociais, culturais, políticas e religiosas; os papéis desempenhados pelos objetos e artefatos na cultura visual e nas concepções estéticas e estilísticas de beleza e elegância são alguns eixos que podem tornar os encontros profícuos e rentáveis para pensar a narrativa da história na perspectiva dos vestuários, acessórios e da moda, com seus tecidos, formas e cores.

ST – 9. HISTÓRIA, CIÊNCIAS E AMBIENTE
Coordenação:  Dr. Christian Fausto M dos Santos
Me. Marlon Marcel Fiori
Mestranda Aline Cristina da Silva Oliveira (DHI/PPH-LHC)
Ementa:  Discutir e analisar relatos, tratados, descrições, diários, memórias e demais fontes documentais que possibilitem o estudo da relação do homem com o meio, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Patologias (parasitologia humana, trauma, epidemiologia), alimentação, dinâmicas de sistemas classificatórios, bem como os processos de introdução, dispersão/adaptação, exploração e domesticação de espécies zoológicas e botânicas serão, neste Simpósio Temático, interpretados como fenômenos históricos que, uma vez estudados, podem trazer importantes contribuições ao estudo da economia, cultura, política e demais campos da História.

ST – 10. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES NO CONTEXTO SOCIAL: QUESTÕES EM DEBATE
Coordenação:  Dr. Delton Aparecido Felipe (DHI- UEM)
Dra. Claudia Priori (UNESPAR-Campo Mourão)
Ementa:  Este simpósio tem o objetivo de proporcionar um espaço de debate e socialização de pesquisas que abordam os estudos de gênero e da diversidade, em variados contextos, problematizando as relações sociais e de poder entre os gêneros, e a articulação com outras categorias como raça, etnia, classe, sexualidade e geração. Além disso, esperamos agregar trabalhos que abordam a teoria queer, as teorias feministas e os estudos LGBTTS com intuito de problematizar as relações de poder que marcam a corporeidade, os sentimentos e os múltiplos aspectos da vida social.

ST – 11. ESTUDOS SOBRE O MUNDO ANTIGO
Coordenação:  Profª Drª Renata Lopes Biazotto Venturini (DHI-PPH/UEM)
Ms.Alex Aparecido da Costa (PPH/UEM)
Ms.Douglas Raphael Machado Gobato (PPH/UEM).
Ementa:  No domínio dos avanços epistemológicos e da consolidação da interdisciplinaridade, o presente Simpósio Temático tem como propósito reunir as reflexões historiográficas e as interrogações a respeito dos testemunhos e dos modelos de análise à disposição do historiador do mundo antigo: oriental e clássico.

ST – 12. HISTÓRIA E POLÍTICA: ESTADO, PODER E SOCIEDADE
Coordenação:  Dr. Sidnei José Munhoz (DHI-PPH/UEM)
Dr. Reginaldo Benedito Dias (DHI-PPH/UEM)
Me. Guilherme Tadeu de Paula (PPH – UEM).
Ementa:  A proposta deste Simpósio Temático é reunir trabalhos dos diferentes ramos das Ciências Humanas que discutam questões políticas em uma perspectiva ampla – tanto no sentido de recorte temporal quanto na delimitação temática. Isso será efetuado buscando-se o diálogo acadêmico por meio de pesquisas que tragam reflexões críticas sobre a sociedade, sejam elas referentes a objetos vinculados às temáticas clássicas da História Política tradicional, como as relações entre Estado, intelectuais e Sociedade, sejam por intermédio de propostas que articulem leituras multifacetadas das relações de poder em sociedade.

ST 13. - ESTUDOS SOBRE O BRASIL IMPERIAL
Coordenação:  Dra. Karla Maria da Silva (DHI/UEM)
Dr. Lupércio Antônio Pereira (DHI/UEM)
Ementa:  Considerando que nas últimas décadas tem se verificado uma intensificação dos estudos relativos ao Brasil Imperial e, consequentemente, o surgimento de novas abordagens, este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores da área, que desenvolvam reflexões teóricas e metodológicas; que abordem variados objetos relativos à temática; que partam de diferentes dimensões analíticas (política, econômica, administrativa, cultural, etc.). Neste sentido, a partir do intercâmbio de ideias, o simpósio pode lançar novas luzes sobre aspectos, episódios, personagens ou processos, e propiciar aos seus participantes a dinamização de suas investigações e a socialização de seus resultados.

ST – 14. POPULAÇÕES INDÍGENAS NO SUL DO BRASIL: CULTURA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.
Coordenação:  Dr. Lúcio Tadeu Mota (DHI-PPH/UEM)
Dra. Rosangela Célia Faustino (DTP-PPE/UEM)
Dra Maria Simone Jacomini Novak (UNESPAR)
Dra. Isabel Cristina Rodrigues (DHI-Políticas Públicas/UEM).
Ementa:  Neste Simpósio pretende-se reunir pesquisadores que discutem temáticas relacionadas as populações indígenas no Sul do Brasil abordando suas relações socioculturais com a sociedade envolvente em diferentes temporalidades.

ST - 15. POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS – HISTÓRIA E CULTURA.
Coordenação:  Dr. Ancelmo Schörner (PPGH-UNICENTRO)
Dr. Oséias de Oliveira (PPGH-UNICENTRO)
Dr. José Adilçon Campigoto (PPGH-UNICENTRO)
Ementa:  A proposta deste Simpósio Temático consiste em congregar os estudos de pesquisadores envolvidos com as seguintes abordagens: conhecimento tradicional, territórios tradicionais, direito das populações tradicionais, relação com o meio ambiente, condições de especificidade e reprodução cultural, social e religiosa, políticas públicas para os povos tradicionais, exercício de práticas comunitárias e ancestrais, memória cultural, identidade racial e étnica relacionadas aos indígenas, quilombolas, agroextrativistas, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, caboclos, pescadores artesanais, caiçaras, geraizeiros, vazanteiros, pantaneiros, campeiros, comunidades de terreiro, fundos de pasto, faxinalenses, ribeirinhos e demais grupos culturalmente diferenciados e que se reconheçam como tal.

ST - 16. MUSEUS E PATRIMÔNIO: INTERATIVIDADE ENTRE CULTURA, PESQUISA E EDUCAÇÃO
Coordenação:  Dra. Sanda C. A. Pelegrini (MBP/UEM)
Dra. Ana Paula Vidotti (MUDI/UEM)
Me. Mariane Pimentel Tutui (PPH/UEM).
Ementa:  A relevância social dos museus amplia as possibilidades de percepção das dinâmicas sociais, de apreensão das construções identitárias, dos embates e conflitos pela memória em distintos espaços e temporalidades. Nessa perspectiva, esse Simpósio Temático visa reunir pesquisadores interessados na compreensão e no debate sobre as ações educativas no espaço museal e suas interfaces com o Ensino Básico e Universitário; a Educação Patrimonial e Ambiental; os desafios da organização e descarte; inovações no âmbito da expografia e o público alvo. Nessa direção, privilegia a apresentação de pesquisas que problematizam as relações entre as proposições da nova museologia e as políticas públicas de preservação; as experiências de gestores, pesquisadores e docentes de todos os níveis de escolaridade.


Minicursos


Todos os minicursos serão no dia 15/09/2016 (quarta-feira), das 8h30 às 12h30 e cada participante inscrito/ pagante no evento terá direito a se inscrever em 01 (um) minicurso.

Cada minicurso terá carga horária total de 4 horas.

MC 1 - HISTÓRIA DAS CRENÇAS E DAS IDEIAS RELIGIOSAS
Coordenação:  Dra. Solange Ramos de Andrade (PPH/UEM) e Dra. Vanda Fortuna Serafim (PPH/UEM).
Ministrantes:  André da Rocha Cordeiro, Ana Paula Assis de Souza, Giovane Marrafon Gonzaga, Maria Helena Azevedo Ferreira e Tonia Kio Fuzihara. (Mestrandos LERR/PPH/UEM)
Resumo:  O minicurso objetiva apresentar a amplitude do campo da História das Religiões no Brasil hoje, por meio da diversidade de suas temáticas, recortes históricos, fontes, objetos e vieses teórico e metodológico. Para tanto, a proposta é apresentar temas que transitem entre o estudo das religiões e das religiosidades, permitindo descortinar as relações entre crenças e ideias religiosas. São eles: 1. Os santos oficiais; 2. Os santos de cemitério; 3. O ateísmo; 4. As leituras intelectuais sobre as crenças afro-brasileiras e; 5. A presença das crenças afro-brasileiras em Maringá.

MC 2 - FONTES E O ESTUDO DA IDADE MÉDIA
Coordenação:  Dr. Jaime Estevão Reis (PPH/UEM)
Ministrantes:  Lúcio Carlos Ferrarese (Doutorando), Luiz Augusto Oliveira Ribeiro (Mestrando) e Jeferson Silva Ribeiro (Mestrando). (LEAM/PPH/UEM)
Resumo:  O objetivo deste minicurso é discutir o uso das fontes para o estudo da Idade Média. A partir da análise documental, busca-se refletir sobre temáticas específicas em desenvolvimento no âmbito do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais e do Programa de Pós-Graduação em História, em nível de Mestrado e Doutorado. Neste sentido, três temas serão objetos de discussão: a Batalha de Hastings nas fontes anglo-normandas dos séculos XI e XII; A Crônica de Alfonso X e a revolta da nobreza castelhano-leonesa no século XIII, e a novela de cavalaria Amadís de Gaula (1508).

MC 3 - MOVIMENTOS FASCISTAS E ANTIFASCISTAS NO BRASIL DOS ANOS 30.
Coordenação:  Prof. Dr. João Fábio Bertonha (PPH - UEM).
Ministrantes:  André Rodrigues (Mestrando - UEM) e Me. Luiz Gustavo de Oliveira (PPH - UEM).
Resumo:  O presente minicurso objetiva discutir os movimentos fascistas e antifascistas que existiram no Brasil da década de 1930. Primeiramente, vale destacar que as ideias políticas de cunho ideológico fascista começaram a aparecer timidamente em território nacional no início dos anos 20 e alcançaram seu apogeu nos anos 1930, representado pelos seguintes movimentos: Partido Nazista, Partido Fascista Italiano e Ação Integralista Brasileira. No entanto, os movimentos fascistas não foram unanimidade em âmbito nacional, houve resistências antifascistas por distintos flancos: partidos políticos, grupos de esquerda, organizações sindicais, etc. Neste sentido, os seguintes temas serão privilegiados em nossa discussão: 1. Emergência e organização dos movimentos fascistas no Brasil; 2. A Ação Integralista Brasileira: base social, cultura e propaganda. 3. As esquerdas e o antifascismo no Brasil; 4. Os anarquistas e a luta antifascista em São Paulo.

MC 4 – NARRAR E DECORAR A HISTÓRIA COM AS ROUPAS E OS ACESSÓRIOS DA MODA.
Coordenação:  Dra. Ivana Simili (PPH/UEM)
Ministrantes:  Me. Patrícia Harger (PPH/UEM) e Mestranda Débora Pinguello Morgado (PPH/UEM)
Resumo:  O minicurso tem por objetivo fornecer subsídios teóricos e metodológicos para os/as interessados/as em transformar as vestimentas, os acessórios e a moda em veículos das narrativas históricas. Com este intuito, estruturamos o seu desenvolvimento em três partes: 1) As fontes impressas: como ler e entender as possibilidades dos objetos de uso como documentos; 2) As roupas que vestem as casas: a cultura doméstica e decorativa; 3) Vestuários e acessórios: costumes e usanças na história das aparências.

MC 5 - HISTÓRIA, BIOGRAFIA E BIOGRAFIA HISTORIOGRÁFICA
Coordenação:  Dr. Eduardo Gomes Silva (DHI/UEM)
Ministrantes:  Dr. Eduardo Gomes Silva (DHI/UEM)
Resumo:  O minicurso buscará apresentar e incitar discussões sobre a consolidação da ‘biografia moderna’ como um campo privilegiado de exercício teórico e de construção de ferramentas metodológicas para as ciências humanas, especialmente para a História. Tem como principais objetivos i) a conceituação de ‘biografia moderna’ e o apontamento das principais diferenças entre esta e os demais registros biográficos (biografia clássica, perfis, hagiografia, etc.); e ii) o aprofundamento das especificidades da biografia historiográfica, com ênfase na sua capacidade de diálogo com outros campos, temas e objetos e discussões presentes no métier historiográfico: a história-narrativa, o papel da memória na construção histórica; a relação homem-tempo; a história dos intelectuais; e a história dos movimentos sociais.

MC 6 - O IMPÉRIO DO ARPÃO: COLONIZAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA AMÉRICA PORTUGUESA
Coordenação:  Dr. Christian Fausto Moraes dos Santos (DHI-PPH/UEM), Me. Marlon Marcel Fiori (PPH/UEM).
Ministrantes:  Dr. Christian Fausto Moraes dos Santos (DHI-PPH/UEM), Me. Marlon Marcel Fiori (PPH/UEM).
Resumo:  Por volta de 1785, no rio Tapajós, os colonizadores abatiam, anualmente, milhares de peixes-boi. Durante a nidificação, uma quantidade esbanjadora de tartarugas e seus ovos eram recolhidos. O número de animais mortos era tamanho, que os cascos eram usados para pavimentar as ruas. Os ovos, centenas de milhões deles, eram amontoados nas praias, pisoteados e processados para a manufatura de um óleo que, assim como a gordura dos peixes-boi, era usada para cozinhar e como combustível. Ruas e casas de vilas e aldeias eram iluminadas graças à caça e saque dos ninhos destes animais. Neste minicurso os autores procuram compreender porque tartarugas e peixes-boi, entre outras espécies da fauna aquática da América portuguesa, foram tão importantes para os portugueses e como os colonos podem ter contribuído para que toda essa abundância, aparentemente infindável, desaparecesse.

MC 7 - O PODER IMPERIAL NA ROMA ANTIGA: ENTRE O PAGANISMO E O CRISTIANISMO
Coordenação:  Drª Renata Lopes Biazotto Venturini
Ministrantes:  Me. Douglas Raphael Machado Gobato e Mestrandas Adriele Andrade Ceola e Stéfani de Almeida Onesko (PPH/UEM)
Resumo:  O presente minicurso tem como propósito discutir acerca do poder imperial romano levando em consideração as transformações políticas e religiosas ao longo do período imperial (séculos I-IV d.C.). Durante os primeiros anos do Principado os ideais da aristocracia romana incorporavam preceitos filosóficos que estavam em conformidade com a condução do poder imperial. Entretanto, o modelo político imperial sofre questionamentos na medida em que a mensagem cristã é aceita por um número crescente de indivíduos, dentre os representantes dos estratos superiores da sociedade. Nessa perspectiva, os governantes passaram a considerar as comunidades proselitistas como um elemento importante nos delineamentos políticos do Império.

MC 8 - INTRODUÇÃO À PESQUISA EM GÊNERO E POLÍTICA
Coordenação:  Dra. Ivana Guilherme Simili (PPH-UEM)
Ministrantes:  Dra. Tania Fatima Calvi Tait.
Resumo:  Apresentar conceitos e instrumentos teóricos e metodológicos para o estudo da participação das mulheres na política é o objetivo deste minicurso. Nesse sentido, serão tópicos abordados: 1.Gênero como categoria de pesquisa histórica; 2.História oral como metodologia de abordagem das memórias e das emoções vividas pelas mulheres em contextos específicos de suas relações com a política e de suas atuações em movimentos políticos, notadamente, durante a Ditadura militar no Brasil entre os anos 1964 e 1985.

MC 9 – IMPRENSA ILUSTRADA OITOCENTISTA: A NARRATIVA CHÁRGICA
Coordenação:  Dra. Sandra Pelegrini. (DHI-PPH/UEM).
Ministrantes:  Danilo A. Champan Rocha (Mestrando PPH/UEM).
Resumo:  O minicurso propõe discutir os desafios teóricos e metodológicos contidos no uso da Imprensa Ilustrada ou da narrativa chárgica como fonte histórica. Desta forma, em um primeiro momento, contextualizaremos o desenvolvimento da imprensa no Brasil do séc. XIX; em seguida, discutiremos os principais conceitos norteadores para uma análise adequada deste tipo de linguagem; e por fim, aplicaremos a título de exemplo, o método e os conceitos elencados no estudo de dois jornais, ambos oitocentistas e ilustrados.

MC 10 – TEMPO PRESENTE COMO CAMPO DO CONHECIMENTO: DEBATES SOBRE A VIOLÊNCIA POLÍTICA
Coordenação:  Dr. Sidnei José Munhoz (DHI-PPH/UEM)
Ministrantes:  Pedro Carvalho Oliveira (Mestrando/PPH-UEM)
Resumo:  O objetivo deste minicurso é discutir possibilidades de estudos sobre o Tempo Presente como campo de conhecimento histórico, partindo de uma análise a respeito dos seus cortes temporais, das suas fontes e dos debates que o circundam. Para tanto, examinaremos a violência política entre alguns movimentos existentes nas sociedades urbanas por meio de fontes caras ao campo de conhecimento que buscamos delimitar. Dessa forma, debateremos os processos históricos que envolvem as disputas de espaço entre ideologias políticas e o uso da violência pelos movimentos que as encabeçam.

MC 11 - DISCUTINDO QUESTÕES DE HISTÓRIA DA ÁFRICA.
Coordenação:  Dr. José Henrique Rollo Gonçalves. Dr. José Francisco dos Santos e Ms. Carlos Eduardo Rodrigues (Pesquisadores do Laboratório de Estudos Americanos, Africanos e Orientais - LEAAO/DHI/UEM).
Ministrantes:  Dr. José Henrique Rollo Gonçalves. Dr. José Francisco dos Santos e Ms. Carlos Eduardo Rodrigues (Pesquisadores do Laboratório de Estudos Americanos, Africanos e Orientais - LEAAO/DHI/UEM).
Resumo:  Já se passaram mais de dez anos desde a promulgação do Decreto 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de aspectos da História da África e, em particular, da Cultura Afro-Brasileira em todos os graus escolares no Brasil. Todavia, embora muito se tenha avançado em termos de produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para essas temáticas, ainda é pouco expressiva entre os professores/atores didático-pedagógicos a discussão qualificada de uma série de questões candentes da historiografia africanista, dentre elas o problema da escravidão na África e sua conexão com os negócios negreiros medievais e modernos no Ocidente e no Oriente. A proposta desse minicurso é discutir alguns aspectos dessas temáticas. Sua metodologia consiste em debater textos curtos que expressem as diferentes posturas historiográficas em disputa.

MC 12- INTERPRETAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE FRONTEIRA DURANTE O SÉCULO XX
Coordenação:  Dr. Ângelo Aparecido Priori (DHI-PPH/UEM)
Ministrantes:  Me. Ederson Fernando Milan dos Santos (PPH – UEM)
Resumo:  Este minicurso visa discutir o conceito de fronteira e analisar as interpretações construídas sobre o processo do movimento de expansão da fronteira de colonização dos Estados Unidos durante o século XX. Essas interpretações tiveram seu início com o ensaio de Frederick Jackson Turner, intitulado O Significado da Fronteira na História Americana, em 1893. Porém, a definição do que seria essa fronteira nunca foi exata e não há um consenso em relação a esse conceito/processo. Assim o objetivo seria discutir e analisar os diálogos entre essas obras e autores, suas continuidades e descontinuidades.

MC 13 - VALORES ANCESTRAIS ROMANOS E A IMAGEM DO PRÍNCIPE IDEAL: UM ESTUDO DO IMPERADOR TRAJANO NA OBRA DE PLÍNIO, O JOVEM
Coordenação:  Profª. Dra. Renata Lopes Biazotto Venturini (DHI-PPH/UEM)
Ministrantes:  Me. Alex Aparecido da Costa (PPH/UEM)
Resumo:  O objetivo deste minicurso é apresentar a importância dos valores ancestrais romanos na construção do modelo de governante ideal. A proposta enfatizará a discussão de ideias morais e políticas que orientavam a conduta do homem político romano, sobretudo do imperador. A partir desse debate buscaremos demonstrar como essas ideias foram utilizadas na obra de Plínio, o Jovem, especialmente no discurso intitulado Panegírico de Trajano, no qual o autor exalta o César destacando nele o respeito aos costumes dos antepassados.

MC 14 – ETNO-HISTÓRIA INDÍGENA – ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Coordenação:  Prof. Dr. Lucio Tadeu Mota
Ministrantes:  Prof. Dr. Lucio Tadeu Mota
Resumo:  Reflexão sobre a temática da história indígena destacando a importância da conjugação de dados e métodos de várias disciplinas como: história, antropologia, arqueologia, linguística, geografia, ecologia, e a valorização de suas tradições orais, cultura material, dados linguísticos e seus etno-conhecimentos como metodologia para abordagem da história indígena.

MC 15 – MEMÓRIA, POLÍTICA E RESISTÊNCIA NO BRASIL CONTEMPORANEO
Coordenação:  Prof. Dr. Ângelo Aparecido Priori (DHI/LAPPOM/PPH-UEM)
Ministrantes:  Angélica Ramos Alvares (LAPPOM/PPH-UEM/CAPES), Camila Samira de Simoni Bolonhezi (LAPPOM/PPH-UEM) e Rodrigo Pereira da Silva (LAPPOM/PPH-UEM/CAPES)
Resumo:  Este minicurso pretende congregar assuntos relacionados à Memória, Política e Resistência no Brasil Contemporâneo, temática que vem alcançando, nos últimos anos, um amplo espaço nas pesquisas e discussões acadêmicas. Este avanço produziu/produz no campo historiográfico efeitos significativos na compreensão da História Contemporânea do Brasil, pois contribuiu para uma maior visibilidade às histórias de homens e mulheres que mostraram algum tipo de resistência à repressão política, que se instaurou na segunda metade do século XX. Nesse sentido, este minicurso tem como proposta: (1) Apresentar a construção de uma memória de resistência em detrimento de uma memória militar sobre o período do regime militar no Brasil (1964-1985); (2) Expor as múltiplas “verdades” elaboradas pelos vários sujeitos, que constroem memórias diversas sobre os mesmos fenômenos históricos;(3) Resgatar, por meio de histórias individuais, fenômenos de todo um contexto histórico utilizando-se do conceito de “memória coletiva” na esteira de Maurice Halbwachs; (4)Analisar a repressão política aos Movimentos Sociais (no campo e na cidade) como forma de manutenção do status quo; (5) Analisar a ausência de políticas públicas às minorias sociais como forma de desarticulação popular; (6) Refletir sobre Memória e identidade do sujeito do campo no Brasil.

Observação: Os Minicurso: Organizados pelos Laboratórios existentes, objetivam apresentar as teorias e metodologias que compõem as variadas vertentes do campo histórico. Os ouvintes também terão direito a se inscreverem em um minicurso.

Após realizar o pagamento da inscrição, o inscrito terá direito de se inscrever em um minicurso.

Cada minicurso disponibilizará até 20 vagas. Realizado o pagamento da inscrição, o participante poderá ir, levando o comprovante, até o departamento de História se inscrever em um dos minicursos disponíveis ou, ainda, se inscrever no primeiro dia do evento.


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