MINICURSOS | ||
No | Minicursos | Local |
1 | Autenticidade x externalidade: qual a relação dos professores de ciências naturais e biologia com seus saberes? | Sala 209 Bloco B |
2 | Princípios e práticas no planejamento de atividades investigativas no ensino de biologia | Sala 208 Bloco B |
3 | Atividades práticas no ensino de Ciências na Educação infantil | Sala 40 FACE |
4 | Temas controversos e estratégias didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia | Laboratório de Prática de Ensino FCBA |
5 | Lendo e escrevendo ciências - A linguagem científica na educação básica | Sala 41 FACE |
6 | A cronobiologia na sociedade: enfoque histórico e educacional | Sala 203 Bloco A |
7 | Uso de Metodologias Ativas na prática de sala de aula | Sala A-22 Bloco A |
8 | Como ensinar sobre valores e ética na educação em ciências? | Anfiteatro 1 FCBA |
9 | A biologia do conhecer e o uso de atividades práticas no ensino de ciências | Dia 13/11 Sala 207 Bloco B Dia 14/11 Sala 108 Bloco B |
Minicurso 1: Autenticidade x externalidade: qual a relação dos professores de ciências naturais e biologia com seus saberes? |
Ministrantes: Glaucia Lima Vasconcelos; Silvia Lima dos Santos |
Breve texto sobre o assunto do minicurso : O minicurso promoverá a identificação dos saberes, imbricados na formação e na prática dos professores de ciências naturais e biologia. Visa proporcionar aos participantes a compreensão sobre a relação que possuem com os próprios saberes oriundos da formação ou construídos a partir da experiência. A reflexão pretendida deve levar à objetivação dos saberes da docência, entendida como a percepção dos caminhos para uma mobilização consciente no enfrentamento das questões cotidianas da sala de aula. |
Minicurso 2: Princípios e práticas no planejamento de atividades investigativas no ensino de biologia |
Ministrante: Renata de Paula Orofino e Silva; Daniela Lopes Scarpa |
Breve texto sobre o assunto do minicurso : Este minicurso visa apresentar aos professores as potencialidades do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) para promover o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Em contraposição às metodologias comumente empregadas no ensino de ciências, geralmente baseadas em aulas expositivas que enfatizam o caráter descritivo e memorístico das disciplinas, na abordagem do EnCI prevalece o uso de estratégias que buscam envolver ativamente os alunos em sua aprendizagem, através da geração de questões e problemas nos quais a investigação é condição para resolvê-los, por meio da coleta, análise e interpretação de dados que levem à formulação e comunicação de conclusões. Durante o minicurso, serão analisados diversos materiais didáticos, de forma a problematizar a sua adaptação para a aplicação em sala de aula de maneira investigativa. |
Minicurso 3: Atividades práticas no ensino de Ciências na Educação infantil |
Ministrante: Gislaine da Silva Claus |
Breve texto sobre o assunto do minicurso : Atividades praticas é um recurso bem importante para educação infantil, visto que a criança aprende a partir do que lhe é concreto. O objetivo desse minicurso é sugerir atividades práticas para o Ensino de Ciências na Educação Infantil. |
Minicurso 4: Temas controversos e estratégias didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia |
Ministrantes: Lucas F. Savassa; Karina A. B. José; Ingrid de Araújo; Gabriela G. Ribas; Adriana Pugliese |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: Trabalhar com as relações entre ciência, sociedade, tecnologia, ambiente, divulgação e educação é um exercício fundamental para professores; a proposição de problemáticas que envolvem dimensões sociais, políticas, econômicas, morais, éticas, cognitivas e interdisciplinares possibilita que os docentes possam refletir sobre o papel e a natureza (a)política da ciência, de maneira que eles busquem compreender como os avanços da ciência e tecnologia podem afetar a sociedade e o meio ambiente no qual estão inseridos. Desse modo, este curso busca fomentar o processo de construção do pensamento científico, apresentando possibilidades didático-pedagógicas para professores da Educação Básica. |
Minicurso 5: Lendo e escrevendo ciências - A linguagem científica na Educação Básica |
Ministrante: Maíra Batistoni e Silva |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: A ciência é construída socialmente a partir de práticas específicas que são sustentadas pelo compartilhamento de regras e linguagem que lhe são próprias. A forma diferenciada de ver e explicar o mundo construída pela cultura científica resultou na construção de um gênero de discurso específico, diverso do gênero do discurso cotidiano. Dessa perspectiva, ganha destaque, como um dos principais desafios para o ensino de ciências, a inseparabilidade da aprendizagem das ciências e da aprendizagem do gênero científico do discurso. Neste minicurso discutiremos as características da linguagem científica, a importância da aprendizagem da linguagem científica para a aprendizagem da ciência e analisaremos algumas propostas didáticas que têm como objetivo desenvolver a compreensão de alguns aspectos da linguagem científica. |
Minicurso 6: A cronobiologia na sociedade: enfoque histórico e educacional |
Ministrante: Wendy Fuchs Alves Martins |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: Apesar de ser uma ciência recente, nas últimas décadas já se iniciaram debates sobre qual seria a influência dessa área no processo de ensino-aprendizagem. Isso aconteceu, principalmente, por seu caráter multi e interdisciplinar, que são características vistas como cruciais para a aprendizagem (MARQUES; MENNA-BARRETO, 2003). Uma característica endógena dos organismos que a cronobiologia engloba se chama cronotipo. Sabemos atualmente que o desempenho dos alunos está diretamente ligado (dentre outros fatores) ao seu cronotipo. A preferência no contínuo matutinidade-vespertinidade ou cronotipo é uma maneira de classificar os indivíduos quanto as suas variações de preferência por horários de início de sono e pelo horário de final de sono. De maneira geral, o cronotipo de cada pessoa pode ser dividido em: matutino, vespertino ou indiferente (DUARTE, 2018). Objetivos do minicurso: fornecer conhecimentos cronobiológicos básicos, perceber como o ambiente influencia os organismos vivos, descobrir a influência da cronobiologia no ambiente escolar, entre outros. |
Minicurso 7: Uso de metodologias ativas na prática de sala de aula |
Ministrantes: Suelem Martini Assmann; Danielle de Lima Fonseca |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: O uso de Metodologias Ativas é importante no desenvolvimento do aprendizado. A proposta desse método é que os estudantes estejam no centro do processo, participando ativamente e sendo responsáveis pela construção de conhecimentos. Para tanto, será apresentado neste minicurso, algumas ferramentas e técnicas de como essas metodologias podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula. Os participantes serão incentivados a fazer uso e avaliação dos mesmos, de forma que possam adaptar na sua vida profissional. |
Minicurso 8: Como ensinar sobre valores e ética na educação em ciências? |
Ministrante: Nei de Freitas Nunes Neto |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: Neste minicurso, abordaremos a relevância e modos de inserção de uma abordagem dos valores e da ética no campo da educação em ciências, com foco sobre o ensino explícito de ética, com base na filosofia moral e no uso de Questões Sociocientíficas. |
Minicurso 9: A Biologia do conhecer e o uso de atividades práticas no Ensino de Ciências |
Ministrantes: João Mianutti; Eliane Cerdas |
Breve texto sobre o assunto do minicurso: No minicurso pretende-se, a partir de alguns exemplares, discutir potencial da Biologia do conhecer como referencial teórico para elaboração, aplicação e avaliação de sequências de aprendizagem. No processo, algumas categorias centrais do pensamento de Humberto Maturana serão mobilizadas, da mesma forma que algumas explicações relacionadas a prática educativa serão reelaboradas. |