Minicursos e Oficinas

Minicursos e Oficinas


A Governança das águas e a construção do observatório para monitorar a gestão de recursos hídricos
Ministrante:  Angelo José Rodrigues Lima
Resumo:  A gestão dos recursos hídricos brasileiros ganhou um marco definitivo com o estabelecimento e a definição de um sistema de gerenciamento integrado, descentralizado e participativo a partir da promulgação da Lei Federal No. 9433/97. Passados 20 anos de sua definição o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, são inegáveis os avanços alcançados, porém as lacunas nas suas implementações apontam para a necessidade da construção de um instrumento de monitoramento do sistema de recursos hídricos.

História das tintas - Metodologia de ensino para o nono ano
Ministrante:  Marilyn A. Errobidarte de Matos
Resumo:  Nesta oficina apresentaremos um material didático alternativo em forma de livro para auxiliar o professor desenvolver, em sala de aula, conceitos químicos enquanto ministra práticas para confecção de diferentes tipos de tintas. Na oficina, os cursistas utilizarão os textos e confeccionarão as tintas pelo olhar dos alunos, como se estivessem em uma sala de aula.

Como o DNA se tornou a molécula da hereditariedade: uma abordagem histórico-filosófica-prática
Ministrante:  Fanley Bertoti da Cunha
Co-ministrante:  Kelma Cristina de Freitas et al.
Resumo:  A oficina busca discutir aspectos de Natureza das Ciências a partir da reflexão sobre o processo histórico que alçou o DNA à categoria de molécula da hereditariedade, desde sua primeira caracterização em 1869 até a proposição do modelo da dupla hélice em 1953. Busca, ainda, por meio de abordagem prática e lúdica, fornecer subsídios para os professores junto aos processos de ensino-aprendizagem dos mecanismos de duplicação do DNA, a transcrição e a tradução gênicas.

História e Filosofia das Ciências: Possibilidades para uma alfabetização científica
Ministrante:  Kelma Cristina de Freitas
Co-ministrante:  Luciana Valéria Nogueira et al.
Resumo:  A oficina busca apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam a utilização da abordagem didática baseada na História e Filosofia das Ciências e, em particular, da Biologia. A literatura especializada em ensino de ciências tem apontado a potência dessa abordagem no que diz respeito ao incremento do interesse e engajamento dos alunos em relação aos conteúdos de ciências, bem como a facilitação da apreensão de conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem significativa.

Controvérsia científica na sala de aula: o caso HPV
Ministrante:  Adriano Dias de Oliveira
Co-ministrante:  Cynthia Iszlaji
Resumo:  A oficina em questão tem como objetivo apresentar o que é uma controvérsia científica e de que forma ela pode ser utilizada na sala de aula. Para isso será também apresentado sob qual tipo de abordagem de ensino de ciências essa temática está inserida, nesse caso nos estudos sobre CTS. Em um segundo momento será realizado com os participantes uma atividade do tipo role playing desenvolvida para discutir a controvérsia sobre a vacina contra o vírus HPV.

Práticas didáticas e reconstrução de praxeologias no ensino de ciências e biologia
Ministrante:  Vera de Mattos Machado
Co-ministrante:  Cristiane Miranda Magalhães Gondin
Resumo:  A oficina tem por finalidade discutir e refletir sobre as práticas didáticas dos professores de Ciências e Biologia, com o enfoque para reconstrução de praxeologias no contexto do ensino e aprendizagem. Dessa forma, na oficina ocorrerá a análise de atividades didáticas, retiradas de livros didáticos de Ciências e Biologia, propiciando a compreensão e elaboração de Sequencias Didáticas pelos professores.

Biodiversidade e mídias digitais: possibilidades colaborativas no contexto escolar sobre educação ambiental
Ministrante:  Mariana Tambellini Faustino
Co-ministrante:  Rosana Louro Ferreira Silva
Resumo:  Esta oficina será dividida em dois momentos, um teórico e outro prático. No primeiro dia, exporemos brevemente sobre Educação Ambiental Crítica, Biodiversidade e uso de mídias em contexto escolar. No segundo dia, iremos apresentar e interagir com algumas ferramentas digitais que poderão auxiliar os professores a abordarem as questões ambientais de forma colaborativa.



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