Links de acesso da transmissão online:

- Clique aqui para acessar a transmissão


Programação dos Simpósios Temáticos:

- Programação do ST1

- Programação do ST2

- Programação do ST3

- Programação do ST4

O Grupo de Pesquisa Sobre Direitos Humanos e Políticas de Memória (DIHPOM) e os Programas de Pós-Graduação em História da UFPR e da UEM realizarão o II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS DE MEMÓRIA por meio de plataformas virtuais, nos dias 16 a 18 de março de 2021.

O colóquio terá como tema central: Ódio e resistências em tempos de exceção

O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a invisibilidade e subalternidade a que se veem submetidos determinados grupos sociais que sequer podem ser enquadrados nos tradicionais quadros teóricos que classificavam as camadas mais pobres da sociedade que, conquanto sua condição humilde, faziam-se representar por organizações por elas mesmas criadas; sem representatividade, sem coesão social, sem uma estrutura organizativa, estes subalternos, até há pouco tempo denominados como minorias, hoje adquirem cada vez mais expressividade numérica, sendo expostos, por vezes, à hipervisibilidade (povos originais, refugiados, sem-teto, minorias étnicas), e à invisibilidade (sem parcela, sem individualidade). São também conhecidos pelo próprio governo como populações vulneráveis, expostas a práticas insidiosas de violência (que resultam, na maioria das vezes, numa contra violência) ou a diversas medidas que tornam permanente o estado de exceção. Discutir a questão do “direito a ter direitos” desses segmentos é o objetivo principal dos debates previstos para este Colóquio.

O evento é voltado para os/as pesquisadores/as da área de História e das Ciências Humanas e Sociais, professores/as universitários/as, professores/as da educação básica, alunos/as de pós-graduação e de graduação.

Na programação está prevista a realização de Conferências, Mesas Redondas, Depoimentos, Simpósios Temáticos para apresentação de trabalhos e lançamento da plataforma de um banco de dados.



Área do participante