Minicursos e Ateliês

01 - ESCAPE ROOM: CRIAÇÃO DE JOGOS DE FUGA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Proponente:  Gabriel da Silva Bruno
Minicurso
Participantes:  35
Resumo:  Escapes são jogos físicos nos quais os participantes, em grupo, resolvem uma série de desafios em um tempo determinado para conseguirem vencer/escapar. Neste minicurso os participantes conhecerão algumas possibilidades de escape e criarão suas próprias propostas de jogo, para trabalhar determinados conteúdos e competências a partir de um framework desenvolvido por nosso grupo de pesquisa para criação de Escapes pedagógicos, tendo potencial para espaços formais e não formais de educação.

02 - BIODIVERSIDADE EM CENA: CRIANDO MODELO DE DIORAMAS MINICURSO
Proponente:  Martha Marandino, Márcia Lourenço, Vinícius Rodrigues dos Santos e Glenda J. P. Hosomi
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  Os dioramas são objetos presentes nas exposições de museus e representam cenas reais das espécies de animais e de plantas no ambiente natural. Foram historicamente criados para apresentar ideias ecológicas e para promover a preservação. Pesquisas vêm sendo feitas analisando seu potencial no processo de ensino e aprendizagem em museus. Considerando que os dioramas possuem um enorme potencial educativo, iremos, nesta atividade, produzir modelos de dioramas, com a finalidade de discutir seu papel didático e incentivar seu uso em processos educativos formais e não formais.

03 - RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE PROFESSORES E MUSEUS
Proponente:  Ianna Gara Cirilo e Poliana Friolani
Minicurso
Participantes:  25
Resumo:  O curso oferece, aos participantes, subsídios para a reflexão do papel do professor(a) no espaço de educação não formal, especialmente, nos museus. Partindo do contexto histórico dos museus, o curso reflete também sobre a formação dos educadores presentes no curso, em consonância com a discussão da importância desses espaços como locais de interações sociais e de ensino-aprendizagem, e, por fim, ressaltando a importância da figura do professor nas visitas aos museus.

04 - UMA VIAGEM PELO SISTEMA DIGESTÓRIO: UMA OFICINA INTERATIVA PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Proponente:  Viviane Abreu de Andrade e Larissa Mattos Feijó
Ateliê
Participantes:  20
Resumo:  A oficina “Uma Viagem pelo Sistema Digestório” consiste em uma atividade interativa, de simulação e de reflexão sobre os processos digestivos. Os seus objetivos de ensino são complementar as aulas teóricas, oportunizar a negociação de significados e a reconstrução de conceitos, além de desenvolver concepções científicas sobre a fisiologia digestória humana por meio de interações dialógicas entre os participantes da oficina e pela realização de práticas de simulação dos fenômenos digestivos.

05 - ENSINO DE BIOLOGIA, LAICIDADE E CONSERVADORISMOS: DESAFIOS À ATUAÇÃO DOCENTE
Proponente:  Cristiana Rosa Valença e Alessandra Guida dos Santos
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  Após um período de avanços na laicidade do Estado estamos diante de um projeto reacionário para a educação, fruto da ação de setores religiosos e neoliberais da sociedade que agem para impor uma pauta conservadora no país. O ensino de biologia, a partir de temas como origem e evolução da vida, reprodução e sexualidade tem sido bastante afetado. O curso objetiva apresentar e discutir essas questões bem como gerar reflexões sobre o papel do professor de biologia e sua atuação diante delas.

06 - COLONIALIDADE NO CURRÍCULO: DIALOGANDO COM AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS
Proponente:  Raíza Padilha Scanavaca, Patricia Montanari Giraldi, Suzani Cassiani e Simone dos Santos Ribeiro
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  Análise de recursos didáticos, e elucidação de imagens criadas pela colonialidade, como alternativas instigadoras para o enfrentamento de processos de exclusão e silenciamentos dos sujeitos. Numa perspectiva contrária a eurocentrada, considerando outras lógicas, permitindo novos conteúdos e caminhos epistêmicos na tentativa de transpor estruturas que trazem em sua prática a lógica epistêmica ocidental, a racialização do mundo e a manutenção da colonialidade.

07 - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E DIALOGADAS ENTRE A BIOLOGIA E A QUÍMICA POR MEIO DA LEITURA INTERATIVA DE LIVROS PARADIDÁTICOS E/OU DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Proponente:  Sandra Aparecida dos Santos e Anelise Grünfeld de Luca
Minicurso
Participantes:  25
Resumo:  Conceitos disciplinares podem ser abordados a partir da leitura de livros paradidáticos e/ou de divulgação científica, no intuito de subsidiar o estudante com informações contextualizadas e expostas de maneira diversificada ao texto didático, convergindo ao seu interesse. O minicurso propõe-se a oportunizar reflexões qualificadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem por meio da leitura, da escrita e do desenvolvimento de atividades práticas investigativas.

08 - AS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA
Proponente:  Leandro Duso
Minicurso
Participantes:  25
Resumo:  O modo tradicional de organização do currículo escolar, dividido em disciplinas específicas, acaba por muitas vezes, fragmentando conhecimentos ao invés de enfatizar as inter-relações. Entre as propostas de transformação das práticas e do ensino de Ciências que visam promover experiências mais significativas para a Educação Científica e Tecnológica, está a discussão das «Controvérsias Sociocientíficas» (CSC). No intuito de contribuir para que estas discussões façam parte da formação continuada dos professores de Ciências, pretende-se, nesse minicurso, discutir os limites e potencialidades de uma estratégia didática interdisciplinar envolvendo o uso de CSC.

09 - CONFECÇÃO DE MANEQUINS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O ENSINO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Proponente:  Youry Souza Marques, Noriel Viana Pereira, Whalley Leandro das Chagas Silva e Verediana Freitas Gozuen
Minicurso
Participantes:  15
Resumo:  A Reanimação Cardiopulmonar - RCP é uma medida de extrema importância para a minimização das sequelas, alívio do sofrimento e preservação da vida. Será possível confeccionar manequins com materiais recicláveis, que possui eficiência científica comprovada. Assim, o objetivo é realizar treinamento básico em reanimação cardiopulmonar. Espera-se capacitar os participantes para providenciar o socorro qualificado, aumentando as chances de sobrevida de pessoas com quadro de parada cardiorrespiratória.

10 - O CORPO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS-BIOLOGIA: CRIANDO/CRIAÇÃO DE CORPOS EM/COM ARTE
Proponente:  Sandro Prado Santos e Lúcia de Fátima Estevinho Guido
Ateliê
Participantes:  15
Resumo:  O Ateliê propõe criar experiências de formação de professores/as a partir da (re)construção da ideia de corpo nos livros didáticos de Ciências-Biologia. Por meio da perspectiva da Arte-imagem os participantes serão provocados a pensar e experimentar corpos outros nos textos curriculares de Ciências e Biologia, a fim de irrompermos os usos colonizadores do ensino dessas disciplinas escolares dito maior, que proscreve os corpos do campo do devir. Com isso criaremos fissuras e buracos nas imagens dos corpos fisiológicos e anatômicos para pensar-criar possibilidades outras de corpos no ensino de Ciências e Biologia.

11 - EXPERIMENTAÇÃO (TEORIAS E PRÁTICAS): UMA TRAJETÓRIA DOS KITS EXPERIMENTAIS ATÉ AS NOVAS POSSIBILIDADES DO USO/APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO BRASIL
Proponente:  Luiz Gonzaga de Souza Neto, Thais Soares da Silva e Kênio Erithon Cavalcante Lima
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  A proposta enfatizará as possibilidades metodológicas que os docentes podem aplicar como Atividade Experimental ao Ensino de Ciência. Deseja-se discutir aspectos teóricos e práticos sobre as atividades práticas a que caracterizamos por experimentação, com enfoque nas atividades investigativas. Para tal, objetivamos explorar os aspectos: (1) histórico da experimentação; (2) Apresentações das abordagens atuais e (3) Justificativas em propor experimentação investigativa em nosso espaço escolar.

12 - A CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Proponente:  Mário Cézar Amorim de Oliveira e Roberta Smania Marques
Minicurso
Participantes:  40
Resumo:  A compreensão da Natureza da Ciência (NdC) é um aspecto considerado fundamental no ensino de Ciências e Biologia. Sua ausência implica, muitas vezes, em uma educação científica descontextualizada e pouco significativa. Desse modo, inspirados pelas obras de Gerard Fourez, ‘A construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências’ e de Steven French, ‘Ciência: conceitos-chave em Filosofia’, propomos uma sensibilização e discussão acerca da epistemologia da ciência, através de experiências lúdicas que promovam a reflexão do processo de produção do conhecimento científico e suas implicações éticas, com desdobramentos para o Ensino de Ciências e Biologia.

13 - ENSINO DE BIOLOGIA E MÍDIAS: VIDAS QUE TRANSBORDAM
Proponente:  Marília Frade e Lêda Valéria Alves da Silva
Ateliê
Participantes:  25
Resumo:  Este ateliê tem como objetivo problematizar os conteúdos de ciências e biologia dos diferentes currículos que circulam e forjam o que conhecemos sobre a vida, nos ensinando a falar de biologia sempre a partir de uma memória já constituída, produzindo sentidos sobre o corpo, sexualidade, meio ambiente. Para tanto, utilizamos a criação de imagens como estratégia para pensar outras formas de ver o currículo de biologia que potencialize uma escrita da vida aberta e sempre em vias de se fazer.

14 - REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO DE BOTÂNICA
Proponente:  Henrique Oliveira Lima, Lucilene da Silva Paes e Janny Christiny Fernandes Lima
Minicurso
Participantes:  25
Resumo:  A compreensão da botânica é essencial para entender o funcionamento dos ecossistemas. É preciso que a abordagem dessa ciência seja feita de maneira dinâmica e interativa, de forma que os alunos se interessem e tenham uma aprendizagem efetiva e significativa, relacionando-a ao seu cotidiano. Muitas pesquisas têm procurado nas tecnologias digitais a solução para melhorar o ensino e aprendizagem botânica, visto que, hoje a geração de alunos possui um extremo interesse em celulares, jogos digitais, computadores e tablets. Além disso, quando o professor não sabe utilizar essas tecnologias a seu favor, elas podem se tornar um grande problema na sala de aula, tirando a atenção dos alunos e interferindo negativamente no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os trabalhos encontrados na literatura e que relacionam o ensino botânico com as tecnologias digitais, podemos observar pesquisas com o desenvolvimento de aplicativos virtuais, jogos digitais, sites, blogs, modelos digitais, vídeos interativos etc,. Apesar das tecnologias digitais serem diferentes, todos os trabalhos chegaram a mesma conclusão, descrevendo que esses recursos didáticos digitais instigaram os alunos a aprender, pois tornaram o processo de ensino e a aprendizagem mais dinâmica, interativa e criativa. Seguindo esta linha e contribuindo com a abordagem da botânica nas salas de aulas do ensino básico (fundamental e médio), a presente proposta é baseia-se na realidade virtual (RV) para ensinar os conteúdos morfológicos das gimnospermas e angiospermas. A RV permite que o usuário seja transportado para um outro local (virtual) sem precisar se locomover. Dessa forma, o professor pode transportar os seus alunos para outros lugares, como o parque nacional das sequoias nos Estados Unidos para estudar a morfologia dessas imensas gimnospermas, ou mesmo verificar e estudar as angiospermas presentes na Floresta Amazônica. Ademais, a RV traz uma solução quanto aos problemas que aparecem quando o docente tenta retirar os seus alunos do espaço formal, e transporta-los para espaços não formais. Por fim, percebe-se que a realidade virtual aplicada no ensino botânico pode apresentar uma grande potencialidade, levando o aluno a um real e efetivo aprendizado dessa ciência.

15 - ENFOQUES METODOLÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM: PRATICANDO CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Proponente:  Hericton João da Costa Raiol, Natanael Charles da Silva, Liliany Lobato Viana e Paulo Roberto de Souza Ferreira Junior
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  O minicurso possibilita a execução e discussão de atividades práticas no ensino de ciências e biologia bem como despertar o professor para a possibilidade de realizar atividades associadas com a utilização de produtos facilmente encontrados. Enfatiza a importância da associação da prática com a teoria para o processo efetivo de aprendizagem. A utilização desta metodologia permite a compreensão de atividades para serem feitas em grupo possibilitando a realização de trocas de experiência.

16 - METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Proponente:  Silvio Cesar Cardoso de Moraes, Maria Josiane da Silva, Hericton João da Costa Raiol e Liliany Lobato Viana
Minicurso
Participantes:  30
Resumo:  A fim de proporcionar conhecimentos sobre alternativas ao ensino tradicional de biologia para professores e futuros professores, este minicurso visa apresentar as seguintes metodologias ativas: Pedagogia Histórico Crítica; Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. Estas metodologias permitem que o aluno seja protagonista da sua aprendizagem, bem como estimulam o exercício do raciocínio lógico e o pensamento crítico.

17 - CONTEÚDOS ABSTRATOS NAS AULAS DE BIOLOGIA: CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DE ENSINO SOBRE GENÉTICA
Proponente:  Cleide Renata da Silva Machado, France Fraiha Martins, Márcia Pantoja Contente e Denize Rodrigues Martins
Minicurso
Participantes:  20
Resumo:  O presente minicurso aborda a manipulação de materiais concretos aliado ao uso da linguagem digital como proposta que favoreça a prática docente por meio de um fazer pedagógico dinâmico, motivador, que auxilie a compreensão acerca dos processos de duplicação, transcrição e tradução do material genético. Sua organização está delineada em três grandes momentos: apresentação da proposta; produção e socialização das produções. As atividades propostas serão desenvolvidas em grupos.

18 - MEU CORPO, SUAS REGRAS: A PRODUTIVIDADE DA MÍDIA
Proponente:  Marcos Allan da Silva Linhares e Danielle Dias da Costa
Minicurso
Participantes:  20
Resumo:  As diferentes mídias funcionam como um lugar de aprendizado, ao mesmo tempo que captura e produz subjetividades, reforçando diferenças e disseminando enunciados que propagam um corpo “ideal” e “perfeito”, logo, é objetivo desse minicurso investigar como são construídos diversos corpos a partir de algumas materialidades midiáticas, além de dar visibilidade aos lugares que ocupam e, problematizar a partir de discussões e exemplos como se inventa o discurso sobre o corpo na escola.

19 - INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: QUESTÕES ESTRUTURAIS E REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
Proponente:  Sheila Costa Vilhena Pinheiro e Jackson Costa Pinheiro
Minicurso
Participantes:  15
Resumo:  A escola que, em geral, tem como base uma educação tradicional se configura como uma instituição que vivencia lentos e difíceis processos de mudança, fato que gera uma realidade incompatível com a velocidade de transformações do mundo em que vivemos. Esse movimento acelerado de mudanças, em nível local e global, potencializa os desafios de construção de novas formas de ensinar e aprender. Essas outras/novas formas de pensar, ser, fazer e conviver se inscrevem na necessidade de preparação das gerações de aprendizes sobre o que pode ser aguardado no futuro. Nesse sentido, é desejável que essa construção se estruture sobre bases de Inovação educacional e comprometimento sócio-político com a construção da cidadania entre estudantes e a comunidade em geral. Os professores de ciências/biologia, profissionais que precisam estar na vanguarda dessa construção, guardam em si a necessidade de estudar, refletir e debater sobre inovação e o que é de fato uma metodologia inovadora e ativa no ensino e na aprendizagem em ciências e biologia. Assumindo como pergunta estrutural ‘o que é inovador em metodologias ativas?’, a presente proposta de minicurso tem como principal objetivo discutir formas de aprendizado em que os alunos são agentes ativos de sua própria formação, situando a discussão no ensino de ciências e biologia.

20 - COMPOSTAGEM E JARDINS FUNCIONAIS: RECICLANDO RESÍDUOS ORGÂNICOS E CULTIVANDO VIDA
Proponente:  Marivana Borges Silva, Rafaela Lebrego, Barbara Ruth Silva da Conceição e Lucas Marcelo Reis Cunha
Minicurso
Participantes:  20
Resumo:  O mini-curso consistirá primeiramente na discussão entre os participantes sobre suas diferentes experiências em compostagem dos resíduos orgânicos domésticos e institucionais, complementando-se a discussão com informações sobre a aplicação da compostagem como importante instrumento da gestão de resíduos orgânicos na agricultura, no meio urbano e nas indústrias, ressaltando-se sua implicação sócio-ambiental em nosso país, por intermédio da Educação Ambiental. Posteriormente à discussão, ocorrerá a prática de montagem de uma pilha de compostagem a partir dos resíduos do jardim, a confecção de uma composteira doméstica em baldes, e a implantação de uma espiral de ervas medicinais utilizando-se de composto orgânico obtido na compostagem doméstica.

21 - O USO DA FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZADO
Proponente:  Flavio Augusto da Silva Contente e Sandra Nazaré Dias Bastos
Ateliê
Participantes:  20
Resumo:  Proporcionar o diálogo entre professores sobre o uso da fotografia como ferramenta de ensino e aprendizado em sala de aula e outros espaços pedagógicos, propondo práticas associadas ás tecnologias atuais, podendo ser utilizadas como aliadas no processo educacional de alunos em diferentes níveis de ensino.

22 - A BOTÂNICA NA ESCOLA
Proponente:  Moirah Paula Machado de Menezes, Marlana Cristina Queiroz da Silva e Amanda Reis
Ateliê
Participantes:  15
Resumo:  A proposta é discutir e dinamizar as aulas de botânica no Ensino de Biologia, com seleção de assuntos de difícil abordagem em sala de aula. Preparação de material didático de baixo custo, com técnicas e aplicações simples. Discussão da viabilidade e sugestões ao material produzido.



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